top of page

Seu departamento financeiro só paga conta ou realmente realiza a gestão sobre o capital?


Frequentemente, quando conversamos com os gestores financeiros dos escritórios de advocacia, a informação que eles nos passam é que tudo está funcionando bem e “redondinho”. Porém, ao aprofundar um pouco mais a conversa, verificamos que esse funcionamento “redondinho” representa muitas vezes apenas o controle de contas a pagar e a receber, ou ainda apenas o controle dos saldos bancários diários, sem uma análise e gestão efetiva do departamento financeiro.


A gestão financeira também deve controlar o fluxo de caixa diário, que precisa e deve ser acompanhado, medido e monitorado. Mas essa é apenas uma das atividades a serem observadas. Para falar que nossa gestão financeira é profissional, precisamos estar aptos para responder outras questões tais como:


  • Qual o faturamento e qual foi a composição desse faturamento? Quais tipos de serviços estamos vendendo?

  • Quais são os custos e despesas? Como estão alocados e onde?

  • Qual é a margem de contribuição geral, por área, por região ou por contrato?

  • Qual é o ponto de equilíbrio financeiro?

  • Qual é o resultado geral, por área, por região ou por contrato?


Todos esses indicadores devem estar alinhados com o planejamento estratégico do escritório. Devemos trabalhar com a criação de cenários futuros, com aumento de despesas ou saída de clientes importantes para avaliar os impactos nos resultados.


Um resultado negativo (prejuízo) não necessariamente é ruim. Se no planejamento estamos buscando desenvolver novas áreas, novos segmentos e/ou clientes podemos ter um certo período em que as margens serão negativas, pois estamos alocando esforços para desenvolver novos negócios, porém como toda meta, esse período terá que ter tempo definido, valor que será suportado, enfim, TUDO PLANEJADO.


E, por fim, os indicadores e demonstrativos precisam ser comparados de forma mensal demonstrando a evolução do resultado, pois sabemos que a receita com certeza nos ajuda no dia a dia, mas essa receita precisa gerar resultados, já que só com resultados positivos iremos crescer de forma sustentável ao longo do tempo.


O departamento financeiro só funciona “redondinho” se as pessoas estiverem treinadas para exercer suas funções, orientadas por manuais e procedimentos escritos e praticados pela equipe e com o apoio da tecnologia (software de gestão).


(Texto escrito por Fabiana Jaqueta, consultora em gestão financeira Radar)


Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page