RadarHELP

Você tem dúvidas pontuais sobre Gestão Jurídica?

COMPARTILHE SUAS DÚVIDAS CONOSCO QUE NOSSOS CONSULTORES EXPERTS

AS RESPONDERÃO DE FORMA ÁGIL, ABAIXO NESTA PÁGINA, SEM LHE IDENTIFICAR.

 

ENTENDEMOS QUE ASSIM, DE FORMA GRATUITA, CONTRIBUIMOS PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE ESCRITÓRIOS E DEPARTAMENTOS JURÍDICOS.

 

SEGUINDO AS NORMAS DA LGPD, GARANTIMOS PRESERVAR SUA IDENTIDADE ANÔNIMA, NÃO UTILIZANDO/DIVULGANDO QUAISQUER DE SEUS DADOS. 

 

Envie já sua dúvida por

WhastApp, por email

ou pelo formulário abaixo.

COMPARTILHE SUA DÚVIDA CONOSCO!

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

1

 

A PUBLICIDADE É VEDADA NO ÂMBITO DA ADVOCACIA?

 

Resposta: Na verdade a publicidade não é vedada e sim regulamentada. Existem orientações da OAB para que os advogados pratiquem informação ética e anunciem serviços sem caráter mercantil; essas diretrizes estão dispostas nos Código de Ética e Disciplina da entidade e no Provimento Nº. 205/2021.

(resposta dada pelo consultor Alexandre Cobra)

 

2

 

É PERMITIDO MANTER UM BLOG COM ARTIGOS E PUBLICAÇÕES?

 

Resposta: Desde que com caráter informativo, cunho ético. Que essa informação seja com objetivo de contribuir, nunca mercantilizar tampouco ostentar. 

(resposta dada pelo consultor Alexandre Cobra)

 

3

 

SOU ADVOGADO E GOSTARIA DE SABER O QUE É PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO.

 

Resposta: Pensando em balança, o ponto de equilíbrio financeiro é aquele valor que representa que todas as suas receitas serão capazes de pagar todas as suas saídas financeiras em determinado período. Lembrando que esse ponto de equilíbrio varia ao longo do tempo.

(resposta dada pela consultora Fabiana Jaqueta)

 

4

 

PORQUE É IMPORTANTE CALCULAR A MARGE DE CONTRIBUIÇÃO DO MEU ESCRITÓRIO?

 

Resposta: Margem de contribuição é um indicador financeiro que tem como objetivo demonstrar a capacidade de uma área, carteira ou contrato de pagar as despesas variáveis envolvidas na prestação de serviço e qual a margem, ou seja, a sobra para o pagamento das despesas administrativas ou fixas. Assim, quanto maior a margem de contribuição mais eficiente é aquela área, já que entendemos que ela consegue gerar uma receita, consumindo menos despesas variáveis e contribuindo mais para as despesas fixas.

(resposta dada pela consultora Fabiana Jaqueta)

 

5

 

PORQUE É TÃO DIFÍCIL PRECIFICAR HONORÁRIOS? ESTOU ENFRENTANDO ESSE DESAFIO NO MEU ESCRITÓRIO.

 

Resposta: Quando falamos em precificação nos escritórios precisamos levar em consideração que essa equação envolve fatores objetivos e mensuráveis e fatores subjetivos, que não tem uma forma de medição, mas que precisam ser avaliados através por exemplo de análise de Swot. O primeiro passo é conhecer a estrutura de custos que irá fornecer a parte mensurável desta equação. Talvez o maior desafio seja ter claro a situação atual do escritório, evidenciando as forças e fraquezas que são variáveis indispensáveis que precisam ser consideradas na análise da precificação. Com isso claro, definir os objetivos do escritório e, com base neles, criar um planejamento estratégico que ira nortear as ações com base na avaliação do ambiente externo, na análise das ameaças e na identificação de oportunidades. Talvez a maior dificuldade seja pular essas etapas.

(resposta dada pela consultora Fabiana Jaqueta)