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RadarCONSULTORIA

Consultoria para Profissionalização da Gestão Jurídica

Suporte na Gestão Jurídica de Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos, em âmbito nacional.

A Radar é especializada na profissionalização da gestão de Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos de empresas. Trabalhamos de forma personalizada, entendendo a realidade, características e necessidades do cliente, de forma a orientar as melhores decisões e ferramentas que conduzirão aos objetivos.

 

Todas as consultorias são supervisionadas diretamente pela nossa diretora Samantha Albini, referência em gestão jurídica no Brasil, com mais de 20 anos de experiência de sucesso no mercado. 

Nossos serviços são realizados com uma metodologia própria, cuja eficácia já foi comprovada e garante o melhor resultado possível ao cliente.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

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O que podemos fazer

pelo seu negócio?

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ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO

A Consultoria em Estratégia e Planejamento visa conhecer o negócio a fundo para poder definir a missão, visão e valores, além das diretrizes estratégicas, que são requisitos fundamentais para estabelecer objetivos e metas do negócio jurídico que irão direcionar as atividades das pessoas e do escritório como um todo.

A consultoria em Estratégia e Planejamento identifica os pontos fortes e os pontos de melhoria, analisa o posicionamento de mercado e evidencia oportunidades e ameaças para o negócio, eis que o levantamento feito é utilizado para elaboração de estratégias para destacar o escritório e minimizar os riscos. É nesta etapa que todas as políticas de gestão da empresa serão estabelecidas.

Âncora 1
  • Análise SWOT 4.0: análise SWOT, para mapeamento dos ambientes interno e externo do escritório;

  • Posicionamento de mercado: análise sobre o posicionamento estratégico atual do escritório no mercado jurídico e orientações para eventual reposicionamento, ou confirmação do posicionamento atual, considerando a essência do escritório, as tendências e a dinâmica do mercado;

  •  Análise e aprimoramento da definição do público-alvo e dos principais produtos e serviços do escritório;

  • Identificação do potencial e diferenciais do escritório;

  • Missão, visão e valores: criação ou revisão da missão, visão e valores do escritório, enquanto ferramentas de identidade e de propósito, impulsionadoras e norteadoras de todo o planejamento estratégico;

  • Planejamento Estratégico: criação das metas do Planejamento Estratégico para o curto, médio e longo prazos, garantindo a sustentabilidade do escritório;

  • Planos de ação e demais métodos e ferramentas para efetiva execução das metas: definição de um plano de ação efetivo para execução das metas e orientação sobre as ferramentas e os métodos para que o Planejamento Estratégico executado e monitorado;

  • Reuniões estratégicas periódicas: implantação de reuniões periódicas de resultado e para acompanhamento e execução do planejamento estratégico.

Estrategia e planejamento

GESTÃO DE SERVIÇOS

As rotinas de trabalho têm impactos significativos na otimização do tempo, na produtividade, na integração entre as áreas e na redução do retrabalho.
A consultoria em Gestão de Serviços tem como objetivo otimizar e padronizar os procedimentos e fluxos de trabalho, organizando prazos e aumentando a produtividade de forma a garantir a efetividade, qualidade, segurança e a agilidade dos serviços. Tudo isto por meio da implementação da Controladoria Jurídica; de um mapeamento das atividades realizadas e também da análise de resultados da produção jurídica, propondo sugestões de melhoria e utilizando ferramentas de qualidade.

Âncora 2
Gestão de serviços
  • Regulamento Interno: criação/ aprimoramento do regulamento interno do escritório, com a definição de todas as políticas e regras de funcionamento e conduta, inclusive com orientações sobre gestão do tempo, fixação de um calendário corporativo e reuniões eficazes;

  •  Equipe: análise da atual equipe do escritório, com entrevistas individuais sigilosas com as pessoas chave para compreensão da distribuição dos papeis e funções, bem como das competências da equipe. Se necessário, ajuste da equipe, para redimensionamento e/ou novas contratações. Redesenho do organograma, com redistribuição de papeis e funções, se necessário;

  • Controladoria Jurídica: implementação/aprimoramento da Controladoria Jurídica, visando que ela exerça de forma ampla suas 4 atribuições: 1) Suporte ao Setor Técnico-Jurídico; 2) Administração do Software de Gestão e outras tecnologias; 3) Gestão da Qualidade (monitoramento e que todos estejam cumprindo as regras, rotinas e procedimentos do Manual); 4) Gestão de Resultados (relatórios internos de indicadores de desempenho e informações para clientes);

  • Software de Gestão: análise do uso do software, com orientações para aprimoramento da configuração e parametrização do sistema, se necessário, e criação de uma forma padronizada de alimentação, para um uso mais intenso da tecnologia em geral. Também, eventual orientação para alteração/migração de sistema*, se necessário. E, neste caso, todo o acompanhamento da implantação do novo sistema.

  • Manual de Rotinas, Fluxos e Procedimentos: definição das rotinas, fluxos e procedimentos de trabalho, com a criação do manual do escritório (envolvendo os procedimentos Técnicos e da Controladoria Jurídica), gerando padronização, qualidade, segurança, controle, eficiência e produtividade. No manual, trabalharemos, entre outros aspectos:

  • Informações para clientes: definições sobre a forma de envio de informações periódicas e relatórios aos clientes;

  • Definições para uma gestão mais estratégica: vinculação (encarteiramento), classificação estratégica, contingenciamento, provisionamento, time sheet, gestão de agendas, etc;

  • Indicadores de desempenho dos serviços: definição dos indicadores de desempenho dos serviços, a serem gerados mensalmente;

  • Orientações para delegação de funções e tarefas, com controle e segurança;

  • Guia do Cliente: criação de um guia para o cliente, com dados e padrões do escritório, canais de atendimento, orientações gerais, etc. 

* A RADAR não possui ligação ou parceria com nenhuma empresa de software de gestão jurídica nem com qualquer outro software. Assim, não há qualquer tipo de responsabilidade da RADAR sobre os softwares, as empresas e as relações entre as empresas de software e os clientes, não se responsabilizando, portanto, por nenhuma situação que envolva os sistemas e as empresas prestadoras deste serviço.

GESTÃO DE PESSOAS

A consultoria em Gestão de Pessoas tem por objetivo estabelecer políticas que estimulam o desenvolvimento dos colaboradores, aumentando a satisfação e o comprometimento com o trabalho, o que garante a excelência dos serviços e, também, a retenção e desenvolvimento dos talentos indispensáveis para a composição de uma equipe longeva. Ao longo dos nossos mais de 20 anos de experiência, pudemos implantar essa metodologia e colher os resultados de uma gestão verdadeiramente profissionalizada para centenas de escritórios de advocacia.

Âncora 3
  • Análise do Organograma (estrutura atual completa de pessoas e departamentos do escritório) e dos atuais papeis e funções;

  • Análise das atuais Descrições de Cargo/funções do escritório e/ou elaboração das descrições;

  • Orientações para redefinição ou revisão dos papeis e funções de todo o escritório, com o desenho de uma proposta de um novo Organograma, se necessário;

  • Equipe: análise da atual equipe do escritório, com entrevistas individuais sigilosas com as pessoas chave, inclusive os sócios, para compreensão da distribuição dos papeis e funções, bem como das competências da equipe. Se necessário, ajuste da equipe, para redimensionamento e/ou novas contratações;

  • Elaboração de um Plano de Desenvolvimento Profissional (nome mais recente dado ao Plano de carreira ou de Cargos e Salários): plano que contemple todas as Descrições de Cargo, perspectiva de carreira, de desenvolvimento, de remuneração, de avaliação de desempenho, de participação (comissão) e de bonificação para toda a equipe do escritório ou para parte dela, conforme o escritório desejar;

  •  Avaliação de Desempenho Individual: definição dos critérios objetivos de uma avaliação de desempenho individual para toda a equipe, de reuniões de feedback individual e plano de ação para desenvolvimento;

  • Orientações para a Gestão do Plano de Desenvolvimento Profissional do escritório.

Gestao de pessas

GESTÃO FINANCEIRA

A consultoria em Gestão Financeira tem por objetivo gerar crescimento sustentável para o escritório a partir do estudo de viabilidade financeira de contratos e do acompanhamento estratégico de custos e de indicadores, proporcionando, assim, uma gestão eficiente dos recursos da banca.
Por meio da gestão financeira eficiente é possível reduzir despesas, otimizar custos, realizar todas as análises estratégicas, qualificar receitas e realizar mapeamento dos processos para, ao final, ter relatórios que evidenciem os números de forma correta, assegurando lucratividade, rentabilidade e sustentabilidade do negócio.

  • Planejamento Financeiro: elaboração ou revisão/aprimoramento do planejamento financeiro do escritório;

  • Orçamento: elaboração ou revisão/aprimoramento do orçamento do escritório;

  • Centros de custo: definição ou revisão/aprimoramento dos centos de custos do escritório;

  • Redução de custo: análise para redução de custos;

  • Precificação dos serviços: análise da atual precificação e orientações para novas regras de precificação, conforme a estratégia;

  • Distribuição de lucros: análise do potencial de distribuição de lucros e proporcionalidade aos centros de receita;

  • Controles: instituição ou revisão/aprimoramento dos controles de contas a pagar e receber;

  • Procedimentos de gestão financeira: elaboração ou revisão dos procedimentos de gestão financeira do escritório;

  • Apuração do lucro: análise da apuração de lucro;

  • Análises financeiras: análises financeiras em geral;

  • Indicadores de desempenho financeiros: criação ou aperfeiçoamento dos relatórios internos de indicadores de desempenho financeiros do escritório.

Gestao finaceira
Âncora 4

MARKETING JURÍDICO

O Marketing deve ser estratégico para os escritórios de advocacia e, por isso, nossa consultoria em Marketing Jurídico tem foco no desenvolvimento e aplicação de estratégias para maximizar a presença e participação no mercado, atrair e reter clientes e gerar novos negócios, promovendo, para tanto, a análise do cenário, dos objetivos e das necessidades do escritório, sempre seguindo as regras do Provimento 205/2021 da OAB.

Âncora 5
  • Diagnóstico organizacional e de mercado: realização ou atualização/revisão do SWOT do escritório, com a análise do ambiente interno (pontos fortes e frágeis) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças), e uso de outras ferramentas de diagnóstico
    organizacional, se necessário, tais como PESTAL, BSC, GUT etc;

  • Tendências para o segmento jurídico: análise e orientações sobre as tendências para o segmento jurídico envolvendo o escritório internamente, a relação dele com os clientes e demais stakeholders e as novas formas de trabalho, comunicação e
    relacionamento em geral;

  • Posicionamento ou reposicionamento de mercado: diante das tendências para o segmento jurídico e, também, das
    oportunidades e ameaças, orientações sobre o posicionamento ou ajustes de posicionamento do escritório no mercado, incluindo atuação em novas áreas e/ou para novos públicos, para o adequado gerenciamento da marca jurídica;

  • Branding e rebranding: definição ou atualização das linhas estratégicas para o gerenciamento da marca jurídica, incluindo análise e orientações sobre a identidade visual;

  • Segmentação: definição da atuação do escritório, para trazer oportunidades de crescimento e melhorar a comunicação;

  • Diferenciação: definição das formas de se destacar no mercado em relação à concorrência;

  • Produtos e Serviços Jurídicos: criação ou ajuste dos produtos e serviços jurídicos do escritório;

  • Estratégias para atração de clientes: definição de estratégias de comunicação para atração e fidelização de clientes de forma ética, nos campos off line e digital;

  • Manual de procedimentos do marketing jurídico:  criação do manual de procedimentos do marketing do escritório;

  • Condução de pesquisas de satisfação de clientes ativos e inativos.

Mkt Juridico

GESTÃO ADMINISTRATIVA-COMERCIAL

  • Análise da composição da equipe das áreas administrativa e comercial;

  • Desenho do organograma atual das áreas administrativa e comercial;

  • Manual de Rotinas, Fluxos e Procedimentos Administrativos: criação deste manual, com a definição das rotinas, fluxos e procedimentos administrativos;

  • Manual de Rotinas, Fluxos e Procedimentos Comerciais: criação deste manual, com a definição das rotinas, fluxos e procedimentos comerciais;

  • Organização do RH do escritório. Regras e procedimentos para contratação e demissão de funcionários. Planejamento de ações para monitorar engajamento e produtividade;

  • Pesquisa de Clima e Avaliações de desempenho;

  • Onboarding de processos de recrutamento e seleção.

Administrativo comercial
Âncora 6

ETAPAS DA CONSULTORIA

    DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico consiste na fase inicial, pela qual levantamos todas as informações do escritório, desde histórico, áreas de atuação, tipos de clientes, segmentos econômicos de atuação, público-alvo, modelo do negócio, objetivos, expectativas; realizamos entrevistas individuais sigilosas com as pessoas  chave e fazemos uma análise de eventuais dados.

    CONCLUSÕES DO DIAGNÓSTICO E IDENTIFICAÇÃO DE PRIORIDADES/DECISÕES:

Em seguida, passamos à fase de apresentação das conclusões do diagnóstico e definição de prioridades e/ou tomada de decisões, na qual apresentamos nossas percepções sobre o diagnóstico e orientamos na definição de prioridades e tomadas de decisões. Esta fase costuma durar um atendimento apenas.

    IMPLANTAÇÃO:

Depois, passamos à fase de implantação do escopo da consultoria, com a execução de todas as atividades e aplicação das técnicas necessárias, de forma a surtirem o melhor resultado possível. Tudo de forma prática e objetiva. Esta fase ocupa em torno de 80% da duração da consultoria.

    FINALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS:

Por fim, tem-se a fase de finalização e apresentação dos resultados dos trabalhos realizados. Usualmente esta fase dura apenas 1 a 2 atendimentos, no máximo.

O objetivo é que ao final o escritório ou departamento jurídico tenha a consultoria bem implantada, assim como todo o escopo já realizado.

Depoimentos de Clientes

"Sou grato a Radar por terem sido nossos direcionadores em um momento de grande transformação em nossos negócios, ampliando os nossos resultados."

Ricardo Gazzi - Superintendente Jurídico

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Radar CONSULTORIA                                                    

Agradecemos! Mensagem enviada.

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radar@radardagestao.com.br

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