RadarCONSULTORIA

Consultoria para Profissionalização da Gestão Jurídica

Suporte na Gestão Jurídica de Escritórios de Advocacia

e Departamentos Jurídicos, em âmbito nacional.

A Radar é especializada na profissionalização da gestão de Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos de empresas. Trabalhamos de forma personalizada, entendendo a realidade, características e necessidades do cliente, de forma a orientar as melhores decisões e ferramentas que conduzirão aos objetivos.

 

Todas as consultorias são supervisionadas diretamente pela nossa diretora Samantha Albini, referência em gestão jurídica no Brasil, com mais de 20 anos de experiência de sucesso no mercado. 

Nossos serviços são realizados com uma metodologia própria, cuja eficácia já foi comprovada de forma a garantir o melhor resultado possível ao cliente.

O tempo da consultoria depende do diagnóstico e pode durar de 6 a 12 meses, e durante todo o processo nós fornecemos ao cliente toda documentação produzida, permitindo o acompanhamento dos trabalhos, com total transparência.

 Nossas Áreas de Atuação

Escritórios de Advocacia

Departamentos Jurídicos

  • Estratégia e Planejamento

  • Marketing Jurídico

  • Finanças e Administração Interna

  • Gestão de Serviços

  • Gestão de Pessoas

  • Estratégia e Planejamento

  • Endomarketing

  • Gestão Financeira e Contratos

  • Gestão de Serviços

  • Gestão da Equipe

  • Gestão dos Escritórios Credenciados

Consultoria em Gestão Jurídica

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ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO

A Consultoria em Estratégia e Planejamento visa conhecer o negócio a fundo, com definição da missão, visão e valores, diretrizes estratégicas, requisitos fundamentais para estabelecer objetivos e metas do negócio jurídico que irão direcionar as atividades das pessoas e do escritório como um todo. A consultoria em Estratégia e Planejamento identifica os pontos fortes e os pontos de melhoria, analisa o posicionamento de mercado e evidencia oportunidades e ameaças para o negócio, eis que o levantamento feito é utilizado para elaboração de estratégias para destacar o escritório e minimizar os riscos. É nesta etapa que todas as políticas de gestão da empresa serão estabelecidas: de pessoas de serviços, financeira, entre outras.

ESCOPO DA CONSULTORIA EM ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO

  • Análise SWOT 4.0: análise SWOT, para mapeamento dos ambientes interno e externo do escritório;

  • Posicionamento de mercado: análise sobre o posicionamento estratégico atual do escritório no mercado jurídico e orientações para eventual reposicionamento, ou confirmação do posicionamento atual, considerando a essência do escritório, as tendências e a dinâmica do mercado;

  • Análise e aprimoramento da definição do público-alvo e dos principais produtos e serviços do escritório;

  • Identificação do potencial e diferenciais do escritório;

  • Missão, visão e valores: criação ou revisão da missão, visão e valores do escritório, enquanto ferramentas de identidade e de propósito, impulsionadoras e norteadoras de todo o planejamento estratégico;

  • Planejamento Estratégico: criação das metas do Planejamento Estratégico para o curto, médio e longo prazos, garantindo a sustentabilidade do escritório;

  • Planos de ação e demais métodos e ferramentas para efetiva execução das metas: definição de um plano de ação efetivo para execução das metas e orientação sobre as ferramentas e os métodos para que o Planejamento Estratégico executado e monitorado;

  • Reuniões estratégicas periódicas: implantação de reuniões periódicas de resultado e para acompanhamento e execução do planejamento estratégico.

MARKETING JURÍDICO

O Marketing é estratégico para os escritórios de advocacia. Nossa consultoria em Marketing Jurídico tem foco no desenvolvimento e aplicação de estratégias para maximizar a presença e participação no mercado, atrair e reter clientes e gerar novos negócios, promovendo, para tanto, a análise do cenário, dos objetivos e das necessidades do escritório, sempre seguindo as regras do Provimento 205/2001 da OAB. Para os departamentos jurídicos desenvolve trabalhos de endomarketing.

ESCOPO DA CONSULTORIA EM MARKETING JURÍDICO

  • Diagnóstico organizacional e de mercado: realização ou atualização/revisão do SWOT do escritório, com a análise do ambiente interno (pontos fortes e frágeis) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças), e uso de outras ferramentas de diagnóstico organizacional, se necessário, tais como PESTAL, BSC, GUT etc.

  • Tendências para o segmento jurídico: análise e orientações sobre as tendências para o segmento jurídico envolvendo o escritório internamente, a relação dele com os clientes e demais stakeholders e as novas formas de trabalho, comunicação e relacionamento em geral

  • Posicionamento ou Reposicionamento de mercado: diante das tendências para o segmento jurídico e, também, das oportunidades e ameaças, orientações sobre o posicionamento ou ajustes de posicionamento do escritório no mercado, incluindo atuação em novas áreas e/ou para novos públicos, para o adequado gerenciamento da marca jurídica

  • Branding e rebranding: definição ou atualização das linhas estratégicas para o gerenciamento da marca jurídica, incluindo análise e orientações sobre a identidade visual

  • Segmentação: definição da atuação do escritório, para trazer oportunidades de crescimento e melhorar a comunicação

  • Diferenciação: definição das formas de se destacar no mercado em relação à concorrência

  • Produtos e Serviços Jurídicos: criação ou ajuste dos produtos e serviços jurídicos do escritório

  • Estratégias para atração de clientes: definição de estratégias de comunicação para atração e fidelização de clientes de forma ética, nos campos off line e digital

  • Manual de Procedimentos do Marketing Jurídico: criação do manual de procedimentos do marketing do escritório

  • Condução de pesquisas de satisfação de clientes ativos e inativos

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NA AGÊNCIA DE MARKETING JURÍDICO DA RADAR. NÃO PERCA TEMPO!

GESTÃO FINANCEIRA

A consultoria em Gestão Financeira tem por objetivo gerar um crescimento sustentável para o escritório ao longo do tempo, a partir do estudo de viabilidade financeira de contratos, acompanhamento estratégico de custos e de indicadores, para gestão eficiente dos recursos da banca. Por meio da gestão financeira eficiente é possível reduzir despesas, otimizar custos, realizar todas as análises estratégicas, qualificar receitas e realizar mapeamento dos processos para ao final ter relatórios que evidenciem os números de forma correta de modo a assegurar lucratividade, rentabilidade e sustentabilidade do negócio.

ESCOPO DA CONSULTORIA EM GESTÃO FINANCEIRA

  • Análise da estrutura financeira total do escritório

  • Análise do fluxo de caixa

  • Análise das receitas e gastos

  • Análise do faturamento e lucratividade

  • Ajuste do fluxo de caixa, se necessário

  • Orientações sobre controles financeiros adequados

  • Orientações para equilíbrio entre receitas e gastos

  • Análise e orientações sobre centros de resultado (centros de faturamento/custo)

  • Análise e orientações para uso do software para gestão financeira

  • Definição de fluxos e procedimentos de gestão financeira

  • Implantação do relatório mensal de fechamento financeiro, com indicadores financeiros de faturamento, lucratividade, etc.

ESCOPO DA CONSULTORIA EM GESTÃO FINANCEIRA

  • Análise da estrutura financeira total do escritório

  • Análise do fluxo de caixa

  • Análise das receitas e gastos

  • Análise do faturamento e lucratividade

  • Ajuste do fluxo de caixa, se necessário

  • Orientações sobre controles financeiros adequados

  • Orientações para equilíbrio entre receitas e gastos

  • Análise e orientações sobre centros de resultado (centros de faturamento/custo)

  • Análise e orientações para uso do software para gestão financeira

  • Definição de fluxos e procedimentos de gestão financeira

  • Implantação do relatório mensal de fechamento financeiro, com indicadores financeiros de faturamento, lucratividade, etc.

GESTÃO DE PESSOAS

A consultoria em Gestão de Pessoas tem por objetivo estabelecer políticas de maneira a estimular o desenvolvimento de pessoas, aumentar a satisfação e o comprometimento com o trabalho, garantindo a excelência dos serviços e, também, a retenção e desenvolvimento dos talentos indispensáveis para a composição de uma equipe longeva. Ao longo dos nossos mais de 20 anos de experiência, pudemos implantar essa metodologia e colher os resultados de uma gestão verdadeiramente profissionalizada para centenas de escritórios de advocacia.

ESCOPO DA CONSULTORIA EM GESTÃO DE PESSOAS

  • Análise do Organograma (estrutura atual completa de pessoas e departamentos do escritório) e dos atuais papeis e funções

  • Análise das atuais Descrições de Cargo/funções do escritório e/ou elaboração das descrições

  • Orientações para redefinição ou revisão dos papeis e funções de todo o escritório, com o desenho de uma proposta de um novo Organograma, se necessário

  • Equipe: análise da atual equipe do escritório, com entrevistas individuais sigilosas com as pessoas chave, inclusive os sócios, para compreensão da distribuição dos papeis e funções, bem como das competências da equipe. Se necessário, ajuste da equipe, para redimensionamento e/ou novas contratações.

  • Elaboração de um Plano de Desenvolvimento Profissional (nome mais recente dado ao Plano de carreira ou de Cargos e Salários): plano que contemple todas as Descrições de Cargo, perspectiva de carreira, de desenvolvimento, de remuneração, de avaliação de desempenho, de participação (comissão) e de bonificação para toda a equipe do escritório ou para parte dela, conforme o escritório desejar

  • Avaliação de Desempenho Individual: definição dos critérios objetivos de uma avaliação de desempenho individual para toda a equipe, de reuniões de feedback individual e plano de ação para desenvolvimento

  • Orientações para a Gestão do Plano de Desenvolvimento Profissional do escritório

GESTÃO DE SERVIÇOS

As rotinas de trabalho têm impactos significativos na otimização do tempo, na produtividade, na integração entre as áreas, na redução do retrabalho. A Controladoria Jurídica é o setor responsável pela gestão centralizada e profissional dos serviços jurídicos.  A consultoria em Gestão de Serviços tem como objetivo otimizar e padronizar os procedimentos, fluxos de trabalho, prazos e produtividade de forma a garantir a efetividade, a qualidade, segurança e a agilidade nos serviços jurídicos. Por meio de mapeamento das atividades realizadas e da análise de resultados da produção jurídica, propomos sugestões de melhoria utilizando ferramentas de qualidade.

ESCOPO DA CONSULTORIA EM GESTÃO DE SERVIÇOS

  • Análise do Organograma (estrutura atual completa de pessoas e departamentos do escritório) e dos atuais papeis e funções

  • Análise das atuais Descrições de Cargo/funções do escritório e/ou elaboração das descrições

  • Orientações para redefinição ou revisão dos papeis e funções de todo o escritório, com o desenho de uma proposta de um novo Organograma, se necessário

  • Equipe: análise da atual equipe do escritório, com entrevistas individuais sigilosas com as pessoas chave, inclusive os sócios, para compreensão da distribuição dos papeis e funções, bem como das competências da equipe. Se necessário, ajuste da equipe, para redimensionamento e/ou novas contratações.

  • Elaboração de um Plano de Desenvolvimento Profissional (nome mais recente dado ao Plano de carreira ou de Cargos e Salários): plano que contemple todas as Descrições de Cargo, perspectiva de carreira, de desenvolvimento, de remuneração, de avaliação de desempenho, de participação (comissão) e de bonificação para toda a equipe do escritório ou para parte dela, conforme o escritório desejar

  • Avaliação de Desempenho Individual: definição dos critérios objetivos de uma avaliação de desempenho individual para toda a equipe, de reuniões de feedback individual e plano de ação para desenvolvimento

  • Orientações para a Gestão do Plano de Desenvolvimento Profissional do escritório

O que podemos fazer

pelo seu negócio?

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ETAPAS DA CONSULTORIA

REUNIÃO DE DIAGNÓSTICO

CONCLUSÕES E TOMADA DE DECISÕES

 

 

 

IMPLANTAÇÃO

CONCLUSÃO

Agende já uma reunião gratuita de diagnóstico com Samantha Albini!

radar@radardagestao.com.br

Depoimentos de Clientes

"Sou grato a Radar por terem sido nossos direcionadores em um momento de grande transformação em nossos negócios, ampliando os nossos resultados."

Ricardo Gazzi
Superintendente Jurídico

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“A Controladoria Jurídica tem nos auxiliado a aprimorar a gestão de nosso escritório, desempenhando papel essencial para uma adequada distribuição interna dos trabalhos, aumentando a produtividade, segurança e qualidade dos serviços prestados. Ter contado com consultora especializada na área nos deu maior segurança e agilidade em todo o processo.” 

Bárbara Guedert
Sócia Gestora

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"Recebemos a indicação da Samantha para nos auxiliar na implantação do departamento de controladoria jurídica. O conhecimento e a segurança que nos passou permitiu que a transição ocorresse de forma gradual e consistente. Com certeza,  a contratação da Radar foi assertiva e importante para o crescimento do nosso escritório." 

Silvana de Oliveira

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“A Controladoria Jurídica que inicialmente parecia algo tão distante, depois de implantada e com as devidas orientações e ajustes tornou-se um departamento indispensável ao nosso escritório. Além de realizar todas as atividades jurídico-administrativas de apoio ao jurídico, garante aos gestores informações estratégicas para a tomada de decisões.” 

Roberto Tonetti
Sócio Gestor

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“Conhecemos a Radar e a Samantha pela indicação. Ela fez um diagnóstico surpreendente e acertamos uma consultoria que durou mais ou menos um ano, implantando a controladoria em nosso escritório. Ela nos ajudou a mudar. Recomendo demais!” 

Bárbara Guedert
Sócia Gestora