top of page

Quais são os principais desafios para quem deseja gerir bem um escritório de advocacia atualmente?


Samantha Albini - Gestão Jurídica - Controladoria Jurídica

Muitos são os desafios para gerir adequadamente qualquer empresa, inclusive um escritório de advocacia.


O primeiro, fundamental, é justamente conseguir encarar seu escritório como uma empresa de fato. Isso significa entender que as ferramentas da Administração de Empresas podem e devem ser implantadas em seu escritório (a única ressalva é, na parte comercial, com a vedação da propaganda e prospecção ativa de clientes). No mais, todas as demais ferramentas de planejamento, gerenciamento e operacionalização da gestão devem ser postas em prática. Ter um organograma com papeis e funções bem definidas, implantar uma Controladoria e fazer um Manual de Rotinas, Fluxos e Procedimentos são alguns exemplos interessantes.


Aí entra o segundo maior desafio, pois os advogados não costumam ter conhecimento nem habilidade para fazerem isso sozinhos, daí a solução é contratar uma empresa especializada, como a Radar - Gestão para Advogados e fazer consultorias, cursos e ter o suporte na seleção profissional da equipe. Certamente, atrair, desenvolver e reter talentos é o terceiro maior desafio, que é comum a todas as empresas, de todos os segmentos, em todo o mundo! Por isso, é importante fazer uma seleção profissional e ter um Plano de Desenvolvimento Profissional (vulgo plano de carreira e remuneração) para a equipe. Além de dar perspectivas de carreira e de crescimento da remuneração, esse plano funciona como uma mão dupla, pois ele contém uma avaliação de desempenho que justamente atua para extrair o melhor de cada colaborador e trazer critérios objetivos de medição do desempenho. Depois disso, há vários outros desafios, principalmente na gestão do dia-a-dia, controles, retenção de clientes etc.


O mais importante, então, é começar a agir o quanto antes, buscando informação e apoio para profissionalizar sua gestão jurídica, pois cada vez haverá menos espaço no mercado jurídico para os escritórios de gestão não profissionalizada. Além disso, profissionalizando a gestão jurídica, o escritório pode explorar melhor seu potencial e crescer com segurança, qualidade e produtividade, se mantendo sustentável no mercado.



Comments


Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page