December 2, 2019

Please reload

Posts Recentes

Home office não é férias!

April 6, 2020

 

Observando as notícias acerca do Covid-19 e o isolamento forçado da população em suas casas voltamos a um assunto que há muito defendo: o home office.

 

Já atuei com a migração de estruturas jurídicas do ambiente corporativo para o home office e o resultado alcançado é invariavelmente e diminuição de custos e o aumento de produtividade.

 

Mas é absolutamente essencial um planejamento e adequação da empresa e dos colaboradores para essa nova dinâmica de trabalho ter bons frutos.

 

Observei que juntamente com as notícias acerca das suspensões de prazos, escritórios e empresas liberando o home office para os seus profissionais, iniciou-se também a explosão de vídeos, lives, cursos on line, shows e filmes gratuitos para entreter a população que está isolada em casa.  

 

São ótimas as iniciativas que auxiliam de alguma forma o entretenimento ou estudo para as pessoas em isolamento, entretanto, é preciso entender que home office não é o momento de férias, de arrumar a casa e lidar com as tarefas que há muito são deixadas de lado. Existe o momento de trabalho e o momento de lazer ou de outras tarefas.

 

Essa pandemia nos traz muitas lições como humanidade: amor ao próximo, empatia e solidariedade são algumas; e ainda muitas oportunidades e novas formas de viver e, consequentemente, de trabalhar.

 

O home office é uma delas!

 

Essa tendência que engatinha no Brasil e cada vez mais se dissemina pelo mundo tem inúmeras vantagens diretas, como por exemplo, qualidade de vida aos colaboradores, aumento de produtividade, menores custos para a organização, retenção de talentos; além das indiretas, tais como, diminuição da poluição, do trânsito, do estresse e síndromes a este ligadas, aproveitamento do tempo e por ai vai...

 

Entretanto, para uma estruturação de trabalho em home office, com o intuito de usufruir de todos os benefícios acima descritos e muitos outros, é recomendável uma boa dose de gestão, tecnologia e treinamento.

 

A TECNOLOGIA

 

Essencial para o acesso às equipes, aos arquivos e documentos do escritório, controles de agendas e prazos, interação entre colaboradores, equipes e liderança.

 

A GESTÃO 

 

Para que o uso dessas tecnologias seja o mais eficiente possível, para que cada pessoa reconheça sua responsabilidade e importância, para que os fluxos de trabalhos e rotinas sejam úteis para garantir a maior produtividade e evitar os riscos do negócio.

 

E O TREINAMENTO

 

A fim de que todos os colaboradores possam manter-se alinhados com a cultura organizacional, desenvolvam uma rotina produtiva, entendam como atuar em home office e até mesmo como lidar com as distrações da casa e da família, já que trabalhar em casa pressupõe que você mantenha a sua rotina de trabalho e não que você “encaixe” o trabalho na rotina da casa.

 

Sendo assim, voltando para a reflexão inicial, é essencial separar o horário de trabalho e o horário de lazer, sem exageros em nenhuma das partes da sua vida.

 

Isso porque um profissional que não mantenha uma rotina de trabalho em casa pode cair na armadilha de trabalhar 24h por dia e não produzir nada. Sem horários para o lazer e para o trabalho acaba por ingressar em uma rotina de desorganização e procrastinação, num círculo vicioso com a impressão de sempre estar no trabalho e sem concluir nada.

 

Dessa forma, a estruturação do seu departamento jurídico ou escritório em home office pode ser uma ótima opção que resolve muitos problemas como diminuição de custos fixos, retenção de talentos, produtividade e entregas eficientes e mitigação de riscos. É um grande diferencial de mercado e sinal de inovação. Apenas faz-se imprescindível a profissionalização da gestão para essa nova ambientação.

 

Se você quer mais dicas sobre Gestão Jurídica, implantação de estruturas em home office, busque em nosso blog porque está tudo lá! Também pode acessar nosso site para mais informações e outros serviços: www.radardagestao.com.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags

Franqueadora

Av. Manoel Ribas, 2.611, Mercês - Curitiba - PR               

[41] 3107 1530

Temos unidades franqueadas em todo o país.