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Como realizar os planos.

December 2, 2019

 

O fim do ano está se aproximando e com ele naturalmente inicia-se a fase de balanços das realizações e planejamento de novos objetivos.

 

E olhando para esse ano que está acabando, você concretizou seus objetivos? Você tinha objetivos ou apenas desejos, “promessas de final de ano”?

 

A dificuldade em cumprir planos vem do fato de que instintivamente o ser humano não é treinado a planejar.

 

Desde a pré-história o ser humano é imediatista, o instinto de sobrevivência o levava a caçar e satisfazer-se instantaneamente já que o futuro era incerto e perigoso. Entretanto, a espécie humana evoluiu, e após tantos aprendizados, descobriu-se que aqueles que atuam com planejamento e estratégia são vencedores.

 

O planejamento estratégico remonta os tempos de guerras e conquistas de territórios e aos poucos migrou para o mundo dos negócios, o qual às vezes pode ser até comparado às guerras, e a experiência mostra que um negócio sem planejamento tem muitas chances de dar errado.

 

Então, para que no próximo ano seu negócio atinja o sucesso que você espera, observe essas dicas:

 

1 – CONHECIMENTO.

Entenda o estado atual do seu negócio, quais suas características fortes, seus verdadeiros diferenciais ou poderes.

 

Avalie os pontos de melhoria, em que seu negócio ainda é deficiente ou precisa melhorar?

 

Olhe o seu mercado, quais as oportunidades que se apresentam e, destas, quais se enquadram nos objetivos que estão traçados para seu negócio.

 

Por fim, ainda de olho no mundo a sua volta, quais as variáveis que podem atrasar ou impedir seu negócio de alcançar o objetivo que você está buscando.

 

2 – FOCO

 

Não adianta avaliar diversas oportunidades de mercado e buscar todas elas.

 

Não adianta traçar como objetivo o sucesso, isso é muito vago, o cérebro não consegue registrar uma meta vaga e por isso não prevê o caminho para alcançá-la.

 

Sendo assim, trace o objetivo claro para o qual pretende levar o seu negócio: aumentar em 100% a quantidade de clientes; dobrar o lucro; buscar outro nicho de atuação. Enfim, independente do caminho escolhido, ele deve ser definido e claro.

3 – PLANEJAMENTO

 

Definida a meta, é necessário traçar o caminho que será percorrido para seu atingimento.

 

É importante ainda que, esse percurso não seja tão distante a ponto de fazê-lo desistir da empreitada e por isso, planejar pequenos caminhos que se completem pode ser uma boa estratégia.

 

4 – FERRAMENTA

 

Há uma ferramenta que pode ser utilizada para auxiliar no planejamento do seu percurso, ela é chamada de ROAD MAP.

 

Consiste em traçar o “caminho” a partir do objetivo, de modo a marcar as tarefas necessárias para alcançar o ponto final. Vejamos no exemplo abaixo:

 

Exemplo meta: Aumentar o faturamento em 50% em 1 ano.

 

A partir do objetivo (aumentar o meu faturamento) quais os passos percorridos:

 

 

5 – AÇÃO

 

Definidos os passos e, somente com a clareza do caminho que deverá percorrer, inicie o processo. Durante sua preparação você já avaliou as etapas onde precisará de um suporte especializado para avaliação dos números, ações de marketing, enfim, para vencer cada degrau rumo ao seu objetivo.

 

Ajustes pode e devem ser feitos para que o atingimento da meta não seja comprometido: para alcançar o sucesso é necessário trabalhar com melhoria contínua.

 

Para tanto avalie periodicamente o andamento do seu processo, se cada etapa teve a efetividade planejada (tempo e resultado parcial) para garantir que o objetivo seja alcançado, qualquer desvio deve ser imediatamente corrigido.

 

6 – RESULTADO

 

Atingida a meta, comemore.

 

Sinta a realização de seu objetivo e entenda que isso só foi possível em razão do esforço e planejamento eficientes.

 

É natural e saudável que com o resultado seja feito novo balanço, traçados novos planos, mas não deixe de comemorar as realizações, isso dará sentido e combustível para alcançar os novos objetivos.

 

 

 

Instagram: @daniellealves_gestaolegal

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