Franqueadora

Av. Manoel Ribas, 2.611, Mercês - Curitiba - PR               

[41] 3107 1530

Temos unidades franqueadas em todo o país.

December 2, 2019

September 2, 2019

Please reload

Posts Recentes

Desafios da gestão do tempo na advocacia

October 7, 2019

 

Realizar uma gestão eficaz do tempo é muito desafiador. Quem não perde o sono pensando nos prazos a cumprir? Fato é que se torna mais fácil cumprir os prazos da vida pessoal (pois a maioria das coisas depende apenas de suas ações), do que quando estamos em um contexto empresarial.

E quando estamos tratando de processos jurídicos, chegamos em um ponto crucial: a incerteza. Como cumprir os prazos quando existem tantas incertezas? A resposta é: realizando um planejamento realista e que considera os riscos que podem causar atrasos e descumprimentos, que são:

 

1. Procrastinação

 

Acontece quando se posterga uma atividade ou uma simples ação até o último instante em que é possível fazê-la. Esta atitude tem um nome: procrastinação. É provavelmente o maior vilão da gestão do tempo.

 

2. Estimativas não realistas

 

Existem vários fatores que implicam na falha na realização de uma atividade. Uma delas é a falta de experiência ao estimar o tempo necessário para realizar determinada atividade. A outra é não considerar os riscos associados à atividade. Neste sentido, é importante refletir: se as suas estratégias de defesa ou acusação dão 100% de garantia do sucesso? Você sabe exatamente quantas audiências/recursos serão necessárias para levar o seu processo até a próxima etapa? Se a sua resposta foi “não” para alguma das perguntas acima, você precisa ajustar as suas estimativas de tempo para considerar os riscos envolvidos em suas atividades.

 

3. Muita urgência e pouca eficiência

 

Segundo o Teorema de Pareto, para muitos fenômenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas.

Por vezes nós saímos resolvendo todos os problemas à nossa frente sem critério de urgência ou prioridade. Quando se está assoberbado, é uma forma comum das pessoas agirem. A cilada é que, sem haver critérios, enquanto você está se dedicando para resolver um problema menos crítico ou impactante para o projeto, outros problemas mais críticos vão se agravando com o passar do tempo.

Saber priorizar os seus esforços é algo fundamental para um melhor gerenciamento do seu tempo e da sua equipe.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags