Franqueadora

Av. Manoel Ribas, 2.611, Mercês - Curitiba - PR               

[41] 3107 1530

Temos unidades franqueadas em todo o país.

December 2, 2019

September 2, 2019

Please reload

Posts Recentes

Os perfis comportamentais e sua utilidade

September 30, 2019

 

Inicialmente, é importante esclarecer que a análise de perfil comportamental é uma ferramenta para estimar modelos de condutas que os indivíduos adotam em determinadas situações.

 

Sendo assim, quando avaliado o perfil comportamental de uma pessoa, é importante considerar as condições do ambiente, momento de vida pessoal enfim, os fatores interno e externo a que a pessoa está sujeita para entender determinado resultado.

 

Isso porque, o que se avalia é a forma como a pessoa está reagindo ao ambiente a que está exposta, os comportamentos ou emoções observáveis, já que personalidade é diferente de comportamento individual.

 

O percursor das análises de perfis comportamentais foi William Moulton Marston, criador da teoria DISC publicada no livro "Emotions of Normal People" (1928), em português "As Emoções das Pessoas Normais" (2014). Após sua teoria muitas ferramentas de análise de perfil comportamental se desenvolveram, sendo certo que estas são muito úteis ao autoconhecimento e para conhecer o outro.

 

Isso porque, com a analise de perfil, é possível avaliar como as pessoas reagem sob pressão, determinar os seus padrões de comportamento, habilidades e formas de aprendizado. Ao atuar de forma consciente com esse tipo de ferramenta, um líder pode tratar o colaborador da maneira como ele mais entende, atuando para potencializar seus resultados e mitigar suas crenças limitantes, como um verdadeiro Leader coach.

 

Existem 4 perfis básicos de comportamento, que de forma rápida e objetiva possuem as seguintes características:

 

  • Executor: Perfil focado no resultado, assertivo e ágil.

  • Comunicador: Perfil criativo, muito social, influenciador e autoconfiante.

  • Planejador: Perfil para trabalhos em equipe, organizado e moderado.

  • Analista: Perfil metódico, pautado em procedimentos e focado em qualidade.

 

Cada indivíduo traz consigo predominantemente as características de um ou dois perfis de comportamento, conhecê-las abre infinitas possibilidades. É possível adequar as tarefas destinadas ao colaborador, de modo a potencializar suas habilidades e capacidade, conseguindo extrair o melhor de seus pontos fortes.

 

Por exemplo, uma pessoa com perfil analista não sente necessidade de trabalhar com outras pessoas, prefere a atuação focada e estratégica, baseia-se em fatos e não em indivíduos, saber disso é essencial para não perder um excelente especialista, tirando-o da atuação focada em soluções e transferindo-o para uma atuação de gestão de pessoas – não é essa a sua especialidade, ele poderá desempenha-la de forma satisfatória, mas com muito mais esforço.

 

Ainda, através do conhecimento acerca do perfil individual, é mais assertivo o trabalho para desenvolvimento de talentos, avaliação de como o individuo age em situação de estresse, principais pontos fortes, zona de conforto e melhores maneiras de potencializar os resultados individuais e consequentemente de uma equipe organizada por perfil de competências.

 

De igual modo, conhecendo-se o perfil comportamental, o desenvolvimento de habilidades que não são favorecidas pelos seus principais talentos é mais fácil, já que você tem ciência dos pontos de melhoria e das formas ou qualidades que pode buscar para atingimento do objetivo.

 

Por fim, ter conhecimento sobre os perfis comportamentais de sua equipe, ou quaisquer pessoas de seu convívio permite que você as trate da forma que lhes é mais agradável, pontual e assertiva, fazendo emergir todo o seu potencial.

 

Seja um líder eficiente, alavanque o resultado de seu time conhecendo a cada integrante e a você mesmo, de forma a integrar e adequar cada um em seu melhor papel.

 

Instagram: @daniellealves_gestaolegal

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags