Franqueadora

Av. Manoel Ribas, 2.611, Mercês - Curitiba - PR               

[41] 3107 1530

Temos unidades franqueadas em todo o país.

September 2, 2019

Please reload

Posts Recentes

5 passos para uma Advocacia de Sucesso

 

Que a fórmula secreta para o sucesso não existe, disso todo mundo já sabe. O que muita gente não sabe é que existem caminhos que, se perseguidos, aumentam de forma exponencial as chances de prosperar.

 

 

Arrisco-me dizer que a prosperidade do seu escritório de advocacia assim como a prosperidade em qualquer parte da sua vida é questão de escolha, mas nem todos estão dispostos a pagarem o preço para tal objetivo.

 

Durante todos os meus 9 anos como sócio gestor de escritório de advocacia e 5 como empresário franqueador, aliados aos estudos sobre empreendedorismo trago a baila 5 passos que se seguidos levará você a um próximo nível em seus resultados.

 

São eles: foco, planejamento, ação, melhoria contínua e resultado.

 

Eu conheço muita gente que até tem foco em algo, porém não planeja, não produz ações e não melhora continuamente. Assim não conseguem resultados. Da mesma forma existem pessoas que possuem foco e planejam, mas vive esperando o momento perfeito para colocarem em prática e entrarem em ação, e também não chegam a resultado algum. Outros até tem foco, planejamento, entram em ação, mas acabam desistindo no primeiro obstáculo, não melhoram continuamente e assim também não prosperam.

 

Porém, os que focam, planejam, entram em ação, melhoram continuamente, estes sim, prosperam e tem resultados muito acima da média.

 

É fácil seguir esses cinco passos? Não é. Se fosse fácil, todo mundo fazia e o percentual de escritórios de sucesso seria muito maior que os demais.

 

FOCO:

 

Para você focar em algo, primeiro você tem que estar trabalhando no que gosta que aquilo seja seu propósito de vida. Algo que você nasceu para fazer e te dê prazer em realizar. Se você está na área jurídica e não entra em flow quando realiza uma função típica da advocacia, como peticionar, fazer audiência etc, minha sugestão é que você procure outra atividade, pois as chances de você prosperar caem drasticamente.

 

Descubra a sua essência. Todos nós nascemos para contribuir de alguma forma na terra e se a sua vinda aqui não foi para tentar ao máximo promover a justiça, ajudar outras pessoas a terem um julgamento de acordo com as leis justas, essa função não é pra você.

 

Porém se você se sente bem na função típica de advogado e todas as suas atribuições, ambiente forense, assuntos relacionados e principalmente de pessoas, se você começa a peticionar e nem vê as horas passarem, você acaba de preencher o primeiro requisito do sucesso. Vamos ao próximo passo.

 

PLANEJAMENTO:

 

Planejar significa traçar estratégias para que o seu foco atinja em cheio seu objetivo principal definido, que é o sucesso do seu escritório. Sem planejamento, o seu foco se dispersa, você começa a gastar energia com coisas que não estão de acordo com seu propósito e a consequência disso é protelações, fadiga, desânimo, sensação de não saber por onde começar, e por fim, se torna uma pessoa reativa. Ou seja, faz o que aparece para você fazer, ao invés de buscar ações que te levarão aonde quer chegar.

 

O planejamento otimiza seu tempo, evita erros, e te faz dormir melhor.

 

Um planejamento compreende um plano de negócios estruturado que te fará saber se seu negócio é viável, qual sua lucratividade, sua precificação de honorários mínima.

 

A advocacia moderna requer que você planeje suas ações de marketing; seus manuais de procedimento interno do escritório; qual será a missão dele, a visão e os seus principais valores que são inegociáveis; exige ainda uma definição estratégica no posicionamento no mercado e na metodologia de trabalho.

 

Existem inúmeras ferramentas que permitem traçar as melhores estratégias, através, por exemplo da análise SWOT que possibilita você identificar quais suas maiores forças, fraquezas, quais as oportunidades e ameaças que o mercado dispõe e com isso aumenta de forma teratológica, suas chances de sucesso.

 

AÇÃO:

 

Muitas pessoas tem medo de produzir ações simplesmente pelo medo da crítica. A crítica é um dos 6 maiores medos da humanidade, juntamente com o medo da morte, da velhice, da doença, de perder o amor de alguém e pobreza (Retirado do livro “A lei do Triunfo, de Napolleon Hill).

 

Quando produzimos ações no sentido de fazer algo melhor, que te levará à prosperidade, as pessoas do seu círculo já começam a te olhar diferente, fazer comentários e criticar, pois você se afasta da média, da mediocridade, daquilo que todos estão acostumados a fazer.

 

Portanto não tenha medo da crítica, não tenha medo de produzir ações, de colocar em prática projetos e planejamentos que você acredita. As ações bem planejadas são ações certeiras que aliadas ao entusiasmo, farão você atingir resultados que nem mesmo você acreditaria que fosse capaz.

 

Escreva um alvo; liste os principais impedimentos e enfrente cada um deles através de ações.

 

Gere conteúdos gratuitos para seus potencias clientes; implante controladoria jurídica em seu escritório e potencialize suas energias naquilo que você é bom, no core business do escritório. 

 

MELHORIA CONTÍNUA:

 

Por fim, a melhoria contínua é essencial para você continuar a ter bons resultados. Costumo dizer que quando não se está evoluindo, está regredindo. E se você está estático, você está regredindo, porque outros estarão melhorando vão te ultrapassar e você será preterido.

 

Quando você deixa de ser aprimorar como pessoa, como profissional, você entra na famigerada zona de conforto e este lugar é muito perigoso pois é lá onde encontram-se os mais fracassados.

 

Fuja diariamente desse lugar e se sinta incomodado quando perceber que está nela. Escreva um artigo, busque constantemente o conhecimento, ensine o que sabe fazer de melhor e não guarde seu conhecimento pra você.

 

Deixe transbordar sabedoria. Rio com água parada não sobe peixe. Quanto mais você ajudar pessoas; quanto mais você deixar o rio fluir, mais peixes irão subir nele e é aí que a prosperidade acontece.

 

RESULTADO:

 

Por fim, não existe segredo para o sucesso, o que existe são hábitos diários que se perpetuam e transformam em rotina e são as rotinas corretas aplicadas ao longo do tempo que fará seu escritório ter sucesso.

 

Planeje o ano do seu escritório; crie um objetivo principal definido; foque nele; produza ações diárias neste sentido e livre-se de praticar atos que não te levarão para seu objetivo; melhore continuamente e colha os frutos. vem para a consulta com todo diagnóstico formatado e, inclusive, com a receita da medicação. Chega no médico apenas para validar e pegar o receituário.

 

Numa situação similar o cliente chega a um Escritório de Advocacia muitas vezes já com uma pesquisa feita sobre fundamentação jurídica em relação a sua situação. Considerando especialmente que a Inteligência Artificial está se socializando a possibilidade de acessos a casos similares e jurisprudência estão relativamente fáceis.

 

Muitos advogados ficam incomodados, pois em muitas situações o cliente já vem com um direcionamento para a ação. Há um sentimento de que o poder, na relação entre o detentor do serviço e o usuário, agora, trocou de posição. Para os que ainda acreditam em “fidelizar clientes”, é bom lembrar que isso já não vigora mais. Não tem como fidelizar clientes.

 

Você está com clientes que não vão mais utilizar da secretária do escritório para que tenham acesso a você. Vão fazer isso de forma direta. Vão estar online com você. Irão enviar e receber mensagens via whatsapp, irão depositar os documento e provas nas plataformas de icloud e, assim, o acesso estará disponível em qualquer lugar. Vão acompanhar o andamento do processo pela plataforma dos Tribunais e, por vezes, poderão ter acesso a informações ou decisões até mesmo antes de você.

 

Então, os tempos são de encarar o desafio de como manter clientes com alto padrão de excelência no atendimento e com resultados eficazes para que numa próxima  necessidade  você  seja  o  profissional  lembrado espontaneamente,  pela experiência positiva de um conjunto de ações que envolveram emoção e calor humano

 

Aliados à competência. Lourdes T. Hennemann

Franqueada Radar – Gestão para Advogados----Palmas-Tocantins

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags