Franqueadora

Av. Manoel Ribas, 2.611, Mercês - Curitiba - PR               

[41] 3107 1530

Temos unidades franqueadas em todo o país.

September 2, 2019

Please reload

Posts Recentes

Processo de seleção eficiente | Etapas de Pré-seleção .

Continuando com nossas dicas acerca das etapas de um processo seletivo eficiente, abordaremos os passos que dividiremos em pré-seleção, ou seja, a triagem de currículos e o contato inicial com o candidato. 
 

 


Passo 1: 
DESCRIÇÃO DA VAGA 
 
A correta descrição da vaga é essencial para nortear a seleção dos candidatos.  
 
Obviamente quando do anuncio da vaga nos diversos meios, não conseguimos efetivamente restringir os currículos recebidos, entretanto, para avaliar corretamente sua aderência à vaga anunciada, ser assertivo é essencial. 
 
Ora, nem sempre o gestor que anuncia a vaga é quem faz a triagem dos currículos por isso o descritivo da função, das características mandatórias e desejáveis que o candidato deva ter, serão úteis para que a triagem apresente os melhores resultados. 
 
Assim a descrição da vaga deve partir do gestor destinatário daquela mão de obra, e para que seja assertiva ele deve ter em mente: 
 
Requisitos para a vaga, onde em cada quesito seja informado o nível mínimo possível e o nível desejável, a fim de que em uma conjugação de fatores seja possível triar os currículos mais adequados:  
 

  • Nível de formação / escolaridade mínimo e desejável que o candidato deve apresentar; 

  •  Experiência mínima e desejável que o candidato deve apresentar; 

  • Conhecimentos necessários para que o candidato execute satisfatoriamente a função; 

  • Perfil necessário para o bom desempenho da função; 

  • Diferenciais desejáveis, mas não essenciais; 

  • Faixa salarial e cargo. 


Uma pesquisa nas redes sociais, especialmente linkedin, traz maiores informações sobre o candidato, eventuais artigos escritos, posicionamentos, obviamente observando o viés profissional. 
 
É importante, entretanto ter em mente que o bom uso das redes sociais para os fins a que elas se prestam também não é de domínio geral dos profissionais, de forma que muitos não utilizam o linkedin corretamente ou mesmo as redes de caráter pessoal como o facebook, de tal sorte que essa avaliação ajuda, mas não deve ser determinante. 
 


Passo 2: 
CONTATO INICIAL 


O bom descritivo da vaga ajuda também na hora do contato com o candidato previamente selecionado.  
 
Ao chamar uma pessoa cujo currículo tenha sido selecionado, é recomendável reforçar os requisitos mandatórios para o preenchimento da vaga, confirmando se realmente há interesse em participar do processo seletivo, porque invariavelmente o candidato enxergará que o seu comparecimento à entrevista sem os requisitos será uma perda de tempo. 
 
É muito comum ouvir que muitos candidatos faltam à entrevista sem justificar-se, o que é obviamente não recomendado aos candidatos e causa aos selecionadores muita estranheza, além de uma perda de tempo. Mas isso não deve ser encarado de forma totalmente negativa, já que a falta do candidato pressupõe o desinteresse na vaga e consequentemente maior perda de tempo seria fazer a entrevista. 
 
Entretanto, para evitar esse tipo de atitude, é possível e sugerido que se faça uma previa de seleção, de forma remota, por exemplo por Skype, de forma a otimizar o tempo dos envolvidos e aumentar a aderência do selecionado à vaga. 
 
Nessa pré entrevista, é recomendável dar ao candidato as informações sobre o escritório ou departamento jurídico, sobre a vaga, e buscar deixa-lo à vontade para desistir desse processo caso entenda não aderente à ela, deixando claro que poderá participar em outras oportunidades. 
 
O objetivo é clarear as informações para ambas as partes, diminuindo os custos à empresa e ao candidato. 
 
Nos próximos artigos, explicaremos como tratar os próximos passos do processo de seleção, acompanhe em nosso blog. 
 
Siga-me.

Linkedin: www.linkedin.com/in/danielle-alves-gestãoadvogados  
Instagran: daniellealvesradar 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags