Franqueadora

Av. Manoel Ribas, 2.611, Mercês - Curitiba - PR               

[41] 3107 1530

Temos unidades franqueadas em todo o país.

September 2, 2019

Please reload

Posts Recentes

Escritórios de Advocacia: investindo no treinamento das equipes

October 16, 2018

O mercado jurídico, como não é novidade, está cada dia mais competitivo. Seja pelo elevado número de advogados – são aproximadamente um milhão e cem mil advogados inscritos na OAB, seja pelas novas tecnologias, que estão prestes a causar a maior disruptura já vista no meio jurídico, o fato é que investir de forma contínua e consciente no treinamento de suas equipes é um imperativo para quem quiser se diferenciar e alcançar melhores resultados no mercado jurídico.

 

O capital humano é a maior riqueza dos escritórios de advocacia. Investindo no treinamento contínuo de advogados, paralegais, controllers, estagiários e administrativos, enfim, de todos os colaboradores, obtém-se resultados muito positivos, que vão desde uma maior valorização da equipe, refletindo na qualidade e eficiência do seu trabalho, até a satisfação do cliente. Isso sem mencionar que uma cultura de aprendizado contínuo, traduzida em ações efetivas, é um fator que contribui para a retenção e o aprimoramento de talentos.

 

         A Andragogia, ou “a arte ou ciência de orientar adultos a aprender”, conforme definição de MALCOLM SHEPHERD KNOWLES, tem muito a contribuir no ambiente jurídico, notadamente nos escritórios de advocacia (desde o micro até o mega) e departamentos jurídicos.

         Diferentemente do ambiente acadêmico, onde ainda impera predominantemente um enfoque pedagógico tradicional, a capacitação de adultos está fortemente voltada para questões práticas do dia a dia. Leva em conta a experiência do profissional e que o aprendizado só é efetivo quando atende às suas necessidades.

 

         Assim, assuntos atinentes a questões práticas do cotidiano no escritório, como controle de prazos, comunicação interna, gestão do tempo, plano de carreira, liderança, para citar apenas alguns exemplos, podem e devem ser objeto de treinamento, tudo com vistas à superação de dificuldades e/ou aprimoramento, reverberando em melhor eficiência de processos.

 

         Tão importante quanto proporcionar/participar desses cursos, é a saudável prática de reunir-se com toda a equipe, ouvindo a contribuição de cada um e estabelecendo compromissos e metas, conjuntamente acordados, para a melhoria do aspecto estudado.

 

         Colocar o treinamento da equipe como prioridade está cada vez mais acessível, considerando que, além da possibilidade de cursos presenciais e in company, hoje tem-se uma vasta gama de opções de cursos online, que permitem grande flexibilidade nos horários e escolha dos temas de interesse, com custos reduzidos e sem a necessidade de deslocamento. Assim, beneficiar-se de uma perspectiva andragógica nos escritórios de advocacia não só é viável, como também indispensável a um constante aperfeiçoamento.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags