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Networking: Somar para multiplicar

September 13, 2018

Uma das forças mais poderosas para somar no mundo dos relacionamentos chama-se sinergia. É por ela que resultam aproximações que podem gerar oportunidades e que isoladamente não seriam possíveis.

 
Quando transportamos esta situação para o campo empresarial percebemos que é uma forma extraordinária para catalisar aproximações por afinidades e também pela diversidade. Aproximar pela afinidade é provavelmente a forma mais fácil de gerar sinergia, pois normalmente resulta do compartilhamento de crenças, de valores, de atividades e pelas defesas de causas idênticas. 

 
 

 


 
O mais complexo é imaginar e ampliar a rede de Networking com pessoas que tem posicionamentos diferentes dos seus e que hoje estão distantes dos seus relacionamentos cotidianos. 


Também é errôneo acreditar que rede de contatos são os relacionamentos do seu Facebook, Instagram ou outros. Servem, sim, e são importantes para comunicar seus trabalhos, ações profissionais e também pessoais. Mas não significam efetivamente uma rede de contatos. Igualmente a quantidade de curtidas, de contatos arquivados no seu celular e participação em grupos no whatsapp não são sinônimos de ter networking ativa.  


Desenvolver e gerenciar uma boa rede de contatos profissionais não está relacionada com números, mas sim com pessoas que podem auxiliar a gerar conexões através dos seus contatos consolidados, ou seja, da rede dela, com o objetivo de genuinamente aproximar a alguém, que você ainda não tem acesso direto, e que neste momento poderá ser peça fundamental para uma ajuda verdadeira e transparente. 


Uma rede de contatos só se mantém consolidada quando for genuína, transparente e se for alimentada constantemente. É a filosofia das duas vias, em que hoje possibilito acesso e amanhã posso ser auxiliado a acessar. Sua longevidade está ligada a qualidade das conexões estabelecidas. 


É muito comum pessoas participarem de eventos, com interesse de ampliar sua rede de contatos. Assim distribuem seus cartões com contatos para centenas de pessoas na falsa ilusão de serem lembrados em ocasiões de oportunidades relacionadas à sua área de atuação. É só lembrar o que você faz com os cartões recebidos ou colecionados no final de um evento? Quantas pessoas você verdadeiramente consegue associar ao cartão recebido alguns dias após o evento? Ou na primeira vez que você revê o mesmo? 
 
Para ampliar sua rede de contatos em eventos, palestras ou cursos que favorecem a networking, não opte em se manter próximo apenas das pessoas que já conhece. Este aparente conforto ou segurança irá impedir a possibilidade de novos contatos. Faça contatos com pessoas novas ou se auxilie de algum amigo para aproximá-lo a novos grupos. Tente ser bom ouvinte, procure saber algo sobre a pessoa com quem conversa. Tente fazer perguntas demonstrar interesse para gerar uma conversa que pode até revelar sobre possibilidades de oportunidades e crescimento que poderão ser aproveitados futuramente seja como fornecedor, parceiro de negócios ou funcionário. 


Nunca se esqueça de manter a comunicação recorrente. Para não cair no anonimato. 

  
 
Ter uma boa rede de contatos é fundamental para qualquer empreendedor. Com um nível relativo de atenção na construção da mesma, seu capital social pode tornar-se valioso, expandindo sua capacidade de formar relacionamentos sólidos, pessoais e profissionais. 
 
Lourdes T. Hennemann

Franqueada Radar-Gestão para advogados

Palmas – TO 

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