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Efeitos do Elogio

September 13, 2018

Com frequência ouvimos a expressão: “Se elogiar acaba estragando…”, ou Por que elogiar o outro se ele fez algo bem-feito.... É natural!! Por que eu vou elogiar alguém se o que ele faz não é mais do que sua obrigação......  Por que vou elogiar alguém que não fez algo extraordinário ou que não excedeu um padrão......

Porém a dinâmica desse processo é diferente. A regra que deve ser assimilada é:  

  •  Primeiro elogie para depois colher os benefícios! Na grande maioria das vezes o processo é utilizado de forma inversa. Que consequências isso gera?  Os resultados são muito diferentes.  

 
Senão vejamos: Regra geral um pai ou uma mãe somete elogiam seu filho quando ele apresenta bom desempenho ou boas notas na escola. Sem ignorar a possibilidade de que, quando o filho vem falar dos bons resultados os pais anulam a situação com a famosa frase: “Não fez mais que a obrigação.... só estuda...... Pais diferenciados começam a elogiar o filho mesmo com baixo desempenho, justamente para o mesmo sentir-se entusiasmado para tirar uma nota melhor.... Isto começa a fazer toda a diferença. Inicia-se assim um processo motivador e um estimulo para um desafio ou superação. O mesmo se aplica para executivos, líderes, gerentes que esperam que um funcionário faça algo bem feito para depois proferir um elogio. Porém um verdadeiro líder começa elogiando, para que seu funcionário atinja um alto desempenho. O psicólogo e economista chamado Marcial Losada realizou alguns experimentos matemáticos comprovados na prática. Ele demonstrou que pessoas com altíssima performance recebiam elogios antes de realizar algo. O que ele diz? Diz que para manter pessoas focadas na melhoria dos seus desempenhos elas precisam ter 3 interações positivas com o outro indivíduo. Essas interações podem ser elogios, expressões, ou até mesmo um tapinha nas costas.

 

Então:  

Regra “três para um”

Utilize a proporção de três intervenções positivas para cada uma negativa, com as pessoas da sua equipe. Funcionários mais felizes tem desempenho superior e são mais motivados. Então dar retorno positivo mais que negativo melhora a produtividade das pessoas e equipe.

Elogie em público

Importante dar reconhecimento para alguém na frente dos outros. Isso torna o retorno muito mais valioso e geralmente motiva os demais funcionários.  Elogie, mas somente de forma sincera! É fundamental que seus colaboradores acreditem em você, acreditem no elogio que estão recebendo, pois assim, a equipe se manterá ainda mais integrada e trilhará os caminhos que contribuam para a manutenção da empresa no mercado, com mais facilidade.

 

O elogio é fundamental, pois traz motivação para a equipe e faz com que os funcionários se sintam respeitados e inspirados para alcançar melhores resultados. O ideal é que este tipo de reconhecimento não seja economizado, pois ele poderá fazer diferença no comportamento. Quem se esforça para fazer seu melhor tem a expectativa de ouvir que o seu trabalho está sendo bem feito e que a sua atuação é essencial para as conquistas da empresa. 

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