Franqueadora

Av. Manoel Ribas, 2.611, Mercês - Curitiba - PR               

[41] 3107 1530

Temos unidades franqueadas em todo o país.

September 2, 2019

Please reload

Posts Recentes

Por que pessoas brilhantes são as que mais procrastinam?

June 11, 2018

 

Quando li essa pergunta pela primeira vez, fiquei muito intrigada e não é de hoje que tento descobrir porque procrastinamos tanto.

 

Na verdade, vejo que nós advogados temos procrastinação em excesso e ficamos perdidos no mar de tantas tarefas e muitas vezes não sabemos por onde começar a nadar.

 

Sempre fui apaixonada por gestão e ao longo de 20 anos estudei vários métodos de produtividade que pudessem efetivamente colocar um ponto final na minha procrastinação.

 

Muitos foram testados, alguns com êxito, outros nem tanto, mas vejo que a simplicidade é o melhor caminho para eliminar a procrastinação.

 

Nessa caminhada encontrei o GTD – Getting This Done de David Allen, que de maneira simples fez e faz a minha arte de fazer acontecer, com o aumento da minha produtividade e redução do meu estresse.

 

Com um tempo de prática, descobri que a pergunta mágica e simples do GTD: Qual é a próxima ação?  é uma perguntinha poderosa que nos tira da zona de conforto e nos leva para o lugar onde queremos chegar. Nós advogados temos muita resistência para tirar o que está na nossa cabeça e colocar em uma lista de tarefas/projetos para que nossa mente fique tranquila.  

 

Procrastinamos muito quando a tarefa é difícil e desconhecida, sempre colocamos barreiras e deixamos para depois, com nossas desculpas já conhecidas, agora não tenho tempo, agora não tenho cabeça, e vai ficando para depois, depois e depois, até quando o cliente liga querendo saber como está o andamento do processo. E você faz aquela pergunta interna qual processo? Quem nunca?

 

Dividir um projeto grande em várias ações pequenas com certeza permitirá a conclusão do mesmo no menor tempo possível. Não acredita, inicie hoje! A sensação de ter uma tarefa cumprida, é de pura felicidade já que uma tarefa pendente, sem próximas ações, retira toda a nossa energia.

 

Se existe uma próxima ação a ser feita, então essa tarefa é um projeto. Por exemplo, quero fazer um mestrado. Antes de conhecer o GTD eu anotava nas minhas tarefas: - Mestrado. E lá ficava o pobre mestrado parado e solitário, não tinha próximas ações. Com o GTD sai da minha zona de conforto e agora meu projeto tem várias próximas ações e claro com prazos. Fazer Mestrado? Em que área? Em qual instituição? Qual o valor do curso? Qual tempo do curso? Qual horário do curso? Curso é presencial ou online? Qual será o tema da minha dissertação? Entre outras, vejam quantas próximas ações tenho que cumprir para chegar à conclusão do mestrado.

 

Lembre-se ao se comprometer com você ou com alguém que fará determinada tarefa e não anotar essa informação é muito provável que não conseguirá cumprir. Coloque-se no lugar da pessoa e veja como esta sensação não é boa, compare isso a um furo de um amigo em um café, que não apareceu, não ligou, nem mandou nenhuma mensagem pelo whats, é claro que você ficará frustrado, pensado como essa pessoa é egoísta nem pensou em você.  Então porque fazer isso com as outras pessoas? Se você fez um acordo consigo mesmo ou com outra pessoa e não anotou, é bem possível que não vai lembrar que o acordo foi feito.

 

As informações devem ser lançadas em nosso sistema, da forma mais clara possível, permitindo que outras pessoas possam entender a sua necessidade e cumpri-la sem ter que te ligar para tirar dúvidas, caso esteja ausente. Seja objetivo e claro. Quantas vezes você fez anotações que não fizeram nenhum sentido depois de alguns dias.

 

Como bem traduziu David Allen: “use sua cabeça para pensar sobre as coisas em vez de pensar nas coisas.”

 

Coloque tudo no seu sistema (papel ou digital) e verá que tudo mudará à medida que você tomar uma decisão quando ela surgir e não quando ela explodir.  Produza mais e viva com menos estresse.

 

Qual é sua próxima ação?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags