Franqueadora

Av. Manoel Ribas, 2.611, Mercês - Curitiba - PR               

[41] 3107 1530

Temos unidades franqueadas em todo o país.

September 2, 2019

Please reload

Posts Recentes

Advocacia Empreendedora: Busca de Oportunidades e Iniciativa

May 8, 2018

O conceito de Empreendedorismo é relacionado à necessidade de sucesso, de reconhecimento, de poder e de controle. Para os advogados, empreender pode ser uma jornada permeada de dúvidas, incertezas e desafios, potencializados pela lacuna na própria formação sobre como empreender na advocacia.

O mercado jurídico passou a exigir dos advogados novas habilidades, conhecimentos e técnicas para crescer na carreira e expandir seus negócios com maiores chances de sucesso. Para tanto, é primordial se cercar das melhores práticas do mundo dos negócios, do empreendedorismo e da gestão jurídica.

 

Iniciarei a série de artigos sobre Advocacia Empreendedora tratando sobre a “ Busca de Oportunidades e Iniciativa”, que é uma das Características de Comportamento Empreendedor, para a qual existem três comportamentos que devem ser observados:

 

1) Faz as coisas antes do solicitado ou antes de forçado pelas circunstâncias.

 

Ser empreendedor é ter visão, é criar alternativas para solucionar possíveis problemas e

futuro. Pessoas proativas agem antes dos problemas serem instalados. Elas pensam antes e avaliam. Não esperam pelas outras, pois têm prazer em realizar.

 

Este comportamento empreendedor é bastante exigido na área jurídica de maneira técnica, pois o advogado deve, naturalmente, pensar e agir para a prevenção de riscos e perdas, tanto para seus clientes quanto para seu próprio negócio. Ser forçado a mudar de estratégia pelas circunstâncias, de maneira emergencial, é temeroso pois pode abalar a credibilidade do profissional.

 

Em meio a rotina de prazos de um escritório, observar os detalhes e a partir de então enxergar novas oportunidades saindo do óbvio é realmente um desafio (e facilmente esquecido) Contudo, é mais simples do que parece aplicar esse comportamento na advocacia.

 

Cada escritório e cada advogado terá de fazer a lição de casa. Novas oportunidades sempre surpreendem (o mercado, a equipe, os sócios etc) e na grande maioria das vezes não custam dinheiro!

 

3) Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência.

 

A advocacia é, historicamente, uma profissão taxada pelo tradicionalismo. Seria possível reinventar o modus operandi para começar ou expandir um negócio na área jurídica Penso que sim!

 

Para tanto, é preciso ter em mente que a advocacia é tida uma profissão clássica quanto à imagem do profissional e seu ambiente de trabalho (leia-se Tribunais). Contudo, é a profissão mais dinâmica que existe. Todos os dias inúmeras Leis, Portarias e Resoluções são aprovadas, e constantemente estamos nos atualizando. A advocacia existe em campo dinâmico e precisa estar sempre em renovação.

 

Atualmente é possível encontrar profissionais da área em home office, coworking, virtual offices, produzindo de forma satisfatória, entregando o resultado desejado, interagindo de forma produtiva com os clientes e sem experimentar os altos custos de um escritório tradicional, por exemplo.

 

Romper com os padrões tradicionais e criar uma forma própria de atuação pode ser uma saída criativa para o advogado empreendedor.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags