Franqueadora

Av. Manoel Ribas, 2.611, Mercês - Curitiba - PR               

[41] 3107 1530

Temos unidades franqueadas em todo o país.

September 2, 2019

Please reload

Posts Recentes

3 dicas de gestão pessoal e profissional para advogados

April 19, 2018

Em um mercado competitivo, voraz e cada dia mais ágil e conectado, é comum perdermos a oportunidade de reflexão antes da tomada de qualquer decisão, tanto no espaço profissional quanto nos desafios pessoais. Vamos às três sugestões que acredito fundamentais para os profissionais da área jurídica.

 

 

1) Autoconhecimento.

O autoconhecimento é necessidade de todo ser humano. Acredito que o principal dever do homem é se desenvolver e evoluir. E isso se faz primordialmente pelo conhecimento. A frase "Conhece-te a ti mesmo", atribuída ao filósofo Sócrates, é um aforismo grego que revela a importância do autoconhecimento, sendo uma frase bastante conhecida no ramo Filosofia e muito dela ainda necessitamos aplicar. Na gestão não é diferente: o advogado precisa saber sobre a sua real situação, seus desejos e objetivos antes de aplicar qualquer estratégia para o seu negócio, bem como pensar e refletir quando partir para iniciar qualquer projeto.

 

2) Planejamento.

Planejar ainda é o meio mais confiável de direcionar estratégias e ações, mitigando possíveis prejuízo. Decidir previamente o que e como será feito, seguindo uma linha de ação pré-estabelecida. Determinar quais recursos serão utilizados e seu cronograma é essencial – e, dentro disso, os seus objetivos e metas devem ser claros. Há um trecho no clássico desenho “ Alice no País das Maravilhas ” em que a Alice está caminhando pela floresta quando chega numa encruzilhada, onde inúmeros caminhos se apresentam. São vários trechos, estradinhas, placas de orientação e uma menina indecisa sem saber muito bem para onde ir. Eis que sob uma árvore surge o gato. Debochado, irônico e misterioso pergunta a Alice se pode ajudá-la. Então eles têm o seguinte diálogo:

 

- Eu só queria saber que caminho tomar, pergunta Alice

- Isso depende do lugar aonde quer ir, diz o Gato tranquilamente

- Realmente não importa, responde Alice

- Então não importa que caminho tomar, afirma o Gato taxativo.

 

Resumo deste singelo bate-papo: "quando a gente não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve". Essa máxima tem muita aplicação nos negócios e nas carreiras profissionais. Muitos profissionais estão à deriva das variações, sem determinar o que querem alcançar. Os objetivos fazem parte do planejamento, pois os resultados dependem em grande parte da sua definição prévia.

 

3) Motivação.

A motivação é, sem dúvidas, uma grande aliada. Nos escritórios e departamentos jurídicos, deve-se aplicar esse princípio na gestão das pessoas, e buscar despertar cada um para o seu potencial. “ Motivos para ação” todos nós já temos. Porém, observa-se que muitas pessoas simplesmente não acreditam em seus motivos, em si mesmo, na profissão, e, destarte, a motivação é mais difícil de acontecer.

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags