O que “O Sócio” do escritório de advocacia precisa saber sobre Processo.


Marcus Lemonis é um bilionário que investe e recupera empresas. Seu vasto conhecimento em gestão empresarial é divido com o público através do programa de

televisão chamado "O Sócio”. Lemonis, em seu programa, destaca que os pilares para o sucesso de qual quer negócio são Pessoas, Processos e Produtos. Neste artigo vou trazer três dos ensinamentos de Marcus sobre Processo adaptados à realidade dos escritórios de advocacia.

1. PARA CRESCER É PRECISO SE ORGANIZAR AGORA


A organização é fundamental para qualquer negócio. O detalhe é que ela tem que começar já! A necessidade de se organizar deve ser vista como algo urgente no escritório.

Perda de prazos, ausência de agendamento de audiências, falta de comunicação com o cliente são falhas que parecem extremamente pecaminosas, mas estão presentes no dia a dia de muitos escritórios que ainda não organizaram seu Processo, ou seja, seus procedimentos. Se o escritório deseja crescer, seja em quantidade de clientes, processos ou colaboradores, precisa desenvolver o senso de urgência para a profissionalização da gestão interna, o que vai favorecer a organização do processo.


2. DEVE EXISTIR UM FLUXO DE TRABALHO


A existência do fluxo de trabalho além de aumentar a produtividade do escritório garante maior segurança e qualidade aos serviços prestados. Para os escritórios de advocacia, o Manual de Procedimentos é uma ferramenta que ajuda muito no fluxo de procedimentos. Trata-se de um documento que descreve com detalhes a rotina do escritório definindo passo a passo dos procedimento s que devem ser tomados desde

o primeiro atendimento do cliente até finalização de um processo ou contrato. Com o fluxo de trabalho definido e documentado, todos saberão o que fazer e como fazer, evitando erros, retrabalhos ou omissões.


3. REUNIÕES PARA FEEDBACK SÃO ESSENCIAIS


Cada colaborador participa de diferentes etapas de serviços no escritório e cada um possui uma visão sobre o que acontece. Ao reunir uma equipe para conversar é incrível como surgem críticas, sugestões, soluções, etc. Isso ajuda a melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Por isso, é sempre bom fazer reuniões para ouvir a opinião de todos os envolvidos no escritório.

Por fim, conheça um pouco mais sobre a Controladoria Jurídica, ela é uma das ferramentas que auxiliam no aperfeiçoamento do processo e é uma das ferramentas para garantir eficiência e produtividade em um escritório de advocacia. uma das ferramentas para garantir eficiência e produtividade em um escritório de advocacia.





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