O que “O Sócio” do escritório de advocacia precisa saber sobre Pessoas

February 22, 2018

Marcus Lemonis é um bilionário que investe e recupera empresas. Seu vasto conhecimento em gestão empresarial é divido com o público através do programa de televisão chamado “O Sócio”. Lemonis, em seu programa, destaca que os pilares para o sucesso de qualquer negócio são Pessoas, Processos e Produtos. Neste artigo vou trazer três ensinamentos de Marcus sobre Pessoas adaptados à realidade dos escritórios de advocacia.

 

 

 

  1. LIDERANÇA:

As pessoas precisam de líderes. A ausência de uma liderança bem definida prejudica a eficiência e a produtividade do escritório, por isso tenha um organograma com todas as funções bem definidas.

 

Se você se considera um líder, precisa saber que: “Quando você é um líder você não culpa pessoas, você soluciona o problema”.

 

Liderar não é fácil e exige que a pessoa seja responsável pelos problemas e que foque em solucioná-los. Sempre existe uma maneira de prevenir e solucionar um problema, uma das funções do líder é encontrá-la.

 

Entenda que, por exemplo, mesmo que o estagiário ou a secretária sejam omissos em alguma tarefa, culpá-los não vai mudar o fato de que o escritório deveria ter um manual com os procedimentos de trabalho detalhados, o que evitaria o erro cometido.

 

Ser líder é oferecer condições necessárias de trabalho e saber conduzir a equipe para que produza conforme a expectativa do escritório.

Seja um líder e não um simples “chefe”.

 

1. CADA UM NA SUA FUNÇÃO:

 

O gestor do escritório deve identificar os pontos fortes e fracos de cada membro de sua equipe e alocá-lo aonde mais poderá contribuir para o escritório.

 

Insistir para que alguém continue em uma função para a qual não se encaixa é perda de tempo e de recursos do escritório.

 

Além disso, todas as funções devem ser bem específicas e o colaborador deve conhecer suas atribuições e rotinas de trabalho, para que não haja retrabalho, omissão ou perda de tempo e recursos dentro do escritório.

 

Possuir funções bem definidas é um dos segredos para o sucesso do seu escritório.

 

2. RECONHECIMENTO:

 

Um dos maiores problemas dos escritórios de advocacia é a rotatividade de advogados e demais colaboradores.

 

Uma das razões para essa rotatividade é a ausência de reconhecimento e incentivo por parte dos sócios. Advogados associados ou contratados, estagiários, assistentes, secretárias, entre outros colaboradores, são aqueles que fazem o escritório andar.

 

Se você possui no escritório pessoas talentosas, esforçadas, que realmente vestem a camisa do escritório, reconheça o trabalho dessas pessoas.

 

Muitas bancas já possuem plano de carreira para seus colaboradores, se o seu escritório ainda não possui, pense a respeito. Se possui só no papel, faça funcionar.

 

Por fim, tenha sempre em mente que investir em pessoas é o mesmo que investir em seu escritório!

 

 

Para mais informações, acesse www.radardagestao.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

December 2, 2019

Please reload

Procurar por tags
Please reload