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September 2, 2019

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Competência técnica x Relacionamento interpessoal, na conquista de clientes na advocacia.

Ao conversar com diversos advogados, surge um questionamento comum e bastante corriqueiro entre eles, como este que transcrevo a seguir:

"Eu estudei muito, fiz uma carreira acadêmica de dar inveja, vivia na biblioteca, participava de todos os congressos, eu praticamente engolia os códigos; entretanto estou penando para conseguir conquistar clientes e sustentar a minha advocacia. Ao encontrar colegas de turma que não eram os mais melhores alunos, os que viviam no bar com amigos e professores, eram super populares mas estava sempre pendurados por falta; percebo que eles encontram-se em uma situação muito mais confortável que a minha, muitos já estão milionários". O que eu fiz de errado?

 

 

 

Talvez você também conheça uma história semelhante a esta, se você também tem esta dúvida, fique tranquilo, você não fez nada de errado, ocorre que o tempo dedicado pelo primeiro era destinado para o conhecimento técnico.

 

O tempo destinado por outro, mesmo de forma inconsciente, era destinado a aumentar a sua rede de contatos, desta forma o segundo teve como adquirir experiência no relacionamento com outras pessoas que pode ter lhe proporcionado mais segurança ao transmitir a mensagem ao seu possível cliente, fazendo com o que ocorra o fechamento de forma mais natural e espontânea.

 

É sabido que existe certa vantagem competitiva para as pessoas com maior competência no relacionamento interpessoal em relação aos mais introvertidos, mesmo que estes tenham um conhecimento técnico mais elevado.

 

Da mesma monta, podemos afirmar que ao abrir seu escritório, você optou por ser um gestor do próprio negócio e ele exigirá de você muito mais que conteúdo jurídico, as demandas são muitas e com um marketing bem estruturado, você terá muito mais chances de que ele se torne lucrativo e sustentável.

 

A boa notícia é que você não precisa modificar o seu perfil ou ir contra sua natureza para ter sucesso e conquistar muitos clientes. Com um plano de marketing bem estruturado, ser dedicado e realizar a execução conforme o planejado, sua chance de decolar sua advocacia será extremamente alta.

 

Por conseguinte, hoje temos a disposição uma enorme gama de ferramentas de marketing para atração de novos clientes, tanto online quanto offline e esta história pode ficar para traz, pois, o relacionamento pode ser utilizado para ambos os perfis de advogados e com as técnicas estruturadas de marketing, você que terá mais condições de destacar-se, garantir muito mais visibilidade do seu público alvo e fechar mais e melhores contratos.

 

Caso tenha alguma dúvida ou queira se aprofundar mais no tema Marketing jurídico, encaminhe um e-mail para pj@radardagestao.com.br que toda semana encaminho para o mailing, dicas, insights, e-books e respondo dúvidas sobre áreas e temas específicos.

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