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September 2, 2019

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Como iniciar um plano de Marketing Jurídico - Diagnóstico

Antes de pensarmos em quais ferramentas devo utilizar para executar alguma ação de marketing, é preciso realizar um diagnóstico e uma das melhores ferramentas para realizar esta análise é a matriz SWOT. Esta análise, nada mais é do que identificar os pontos fortes, os pontos fracos, as ameaças e as oportunidades que existem no mercado e no seu escritório e traçar metas para transformar fraco em um ponto forte e listar as oportunidades e traçar planos de como poderíamos aproveitar para ganhar mercado através delas.

 

Esta é uma ferramenta excelente para gestão de todo o escritório, porém, como estamos falando especificamente de Marketing, vou citar alguns pontos que podem ser importantes para seu escritório traçar um plano de marketing:

 

Reputação do escritório;

Participação de mercado;

Efetividade na determinação de preços;

Efetividade no êxito das causas;

Efetividade no fechamento dos contratos;

Efetividade na criação de novos produtos;

Cobertura geográfica;

Capacidade de atendimento;

Força de trabalho capaz e dedicada;

Capacidade de entregar o serviço no prazo;

Flexibilidade ou boa capacidade de resposta. Satisfação do cliente;

Retenção do cliente;

Qualidade do serviço.

Se pegarmos como exemplo o item, Efetividade nos fechamentos dos contratos, podemos fazer a seguinte análise hipotética:

  1. Insira o item na linha que mais representa a situação do seu escritório.

  2. Pesquise e cria alternativas para que você corrija este ponto fraco.

Pontos fortes:

Pontos Fracos: Efetividade nos fechamentos dos contratos. (Verifiquei que só consigo fechar contrato com 40% das propostas e reuniões que realizo com os clientes).

Ameaças:

Oportunidades: Ajustar meu preço a realidade do valor de meu serviço e com as expectativas de meu cliente e do mercado. (Verifiquei que estou cobrando um preço muito baixo e isto acaba por criar desconfiança de que não prestarei um serviço de qualidade, com o resultado da minha pesquisa, irei ajustar meu preço ao que o mercado espera para este serviço).

  1. Crie metas imediatas; de curto; médio e longo prazo, com os ajustes necessários, determinando responsável, o prazo para conclusão, como fazer e quais recursos utilizar.

  2. Repita estes passos com todos os itens que achar importante para realizar o plano de marketing do seu escritório.

 

Com estes passos você terá uma visão realista do seu escritório e as ações necessárias para se posicionar de uma forma mais positiva no mercado.

 

Caso tenha alguma dúvida ou queira se aprofundar mais no tema Marketing jurídico, encaminhe um e-mail para pj@radardagestao.com.br que toda semana encaminho para o mailing, dicas, insights, e-books e respondo dúvidas sobre áreas e temas específicos.

 

Peronne Jorge Filho

Consultor especialista em Marketing e TI.

Na Radar - Gestão para Advogados.

 

 

 

 

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