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Os 3 aspectos mais importantes na gestão da equipe

October 7, 2017

Todo sócio de escritório de advocacia deseja um certo crescimento para seu negócio. Mesmo que a estratégia seja de não crescer muito, alguma medida de crescimento é desejável. Além do crescimento, o advogado deseja também criar e manter uma equipe sólida, de muito boa qualidade técnica, capaz de suprir com excelência as demandas geradas.

 

Ocorre que com o crescimento, os desafios de gestão ficam mais evidentes. E são muitos. Mas entre eles, os que dizem respeito ao aspecto de gestão de pessoas, passam a ser decisivos, quais sejam: a) a definição de papeis; b) o envolvimento de todos na estratégia; c) a comunicação frequente e assertiva.

 

De fato, pode-se dizer que esses três são os principais pontos que sobressaem no processo de crescimento de um escritório de advocacia. E então todos eles devem ser devidamente tratados, para que o crescimento ocorra de forma saudável (e até mesmo viável).

 

A definição dos papeis é, certamente, o ponto de partida de qualquer organização e distribuição de funções racional em um escritório. É preciso compreender a noção de organograma (com 3 níveis de gestão: estratégico, gerencial e operacional; e os 3 departamentos-chave: administrativo-financeiro, técnico e controladoria jurídica). Assim, entende-se o papel e o posicionamento de cada pessoa no escritório, desde os sócios, até a servente do café, passando pelos estagiários, advogados e equipe de suporte.

 

Outro aspecto relevante é o envolvimento de todos na estratégia. Já se compreendeu que o principal componente da motivação em uma empresa é o sentimento de pertencimento. Pois bem, esse sentimento tem início (e fim) na definição estratégica, ou seja, a partir do momento em que o colaborador (seja ele quem for, com qualquer formação e em qualquer departamento do escritório) compreende quem somos (missão), para onde vamos (visão) e pautados em que princípios trabalhamos (valores), assim como participa da criação das metas de curto, médio e longo prazos, ele se sente efetivamente “dentro do mesmo barco”, se sente parte integrante do escritório e trabalha com muito mais envolvimento e motivação.

 

E para manter todos integrados, informados e em sinergia, a comunicação é a peça fundamental. Com ferramentas como reuniões bem feitas, seminários, treinamentos, grupos de estudo e outras, a equipe pode se comunicar de forma assertiva, direta, sem melindres, logrando alcançar os melhores objetivos coletivos e individuais.

 

Como sempre, em gestão, não há nenhuma mágica, nem mesmo nenhum segredo. E os resultados ocorrem por meio da implementação de um conjunto de ferramentas, ou seja, vale a compreensão da necessidade, do uso e, por fim, a capacidade de arregaçar as mangas e pôr em prática. Havendo dificuldade em qualquer um desses pontos, uma consultoria especializada poderá orientar as atividades. Você só não pode deixar de implantar a gestão. Ela é e sempre será essencial.

 

 

 

 

 

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