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A comunicação interna como fator estratégico de sucesso nos escritórios de advocacia

September 30, 2017

“Quando a comunicação é boa, ela informa. Quando é ótima, ela engaja e incentiva os colaborares a agirem” – David Grossman

 

Sabemos que a boa comunicação dentro do ambiente corporativo é ferramenta básica e eficaz na promoção ou melhoramento do relacionamento interpessoal. Mas será mesmo que ela pode influenciar no sucesso de seu escritório de advocacia?

 

Sim! A comunicação ultrapassa o objetivo primário de relacionamento entre a empresa e os colaboradores. Ela possibilita a circulação eficiente de informações, contribui para o bom desempenho dos negócios e para melhor relacionamento interpessoal e integração entre os colaboradores e a empresa, o que contribui para um bom ambiente e resulta em um aumento da produtividade.

 

É preciso que os colaboradores estejam alinhados quanto aos objetivos a serem alcançados pelo escritório, para tanto, devem ter bem claro qual papel desempenham junto a este, sua função e dos demais colaboradores, bem como conhecer os clientes, os processos e os objetivos, para que fiquem motivados e confiantes sobre sua participação em cada conquista, melhorando assim a eficiência e a produtividade do escritório.

 

Resta evidente o quão estratégica é a boa comunicação com os colaboradores para o sucesso do escritório. Colaboradores não alinhados aos objetivos estratégicos do escritório criam um grande obstáculo para o crescimento.

 

Entretanto, para que seja implantado um plano de comunicação interna eficiente, este deve estar previsto no plano estratégico do escritório, para que, elaborado com boas estratégias de comunicação, seja determinante na busca de resultados mais efetivos.

 

Existem diversos canais de comunicação interna, como intranet, comunicadores internos similares ao Skype, murais, e-mails, ouvidoria interna, blogs corporativos, reuniões internas, memorandos, etc. 

 

Para estabelecer quais canais de comunicação ideais para seu escritório, é preciso inicialmente um diagnóstico do cenário corporativo, a fim de levantar quais os pontos falhos e canais ineficazes de comunicação, afim de que ajustados, possam cumprir com os objetivos almejados.

 

A falta de planejamento resultará em ações que aumentam a exposição das informações, porém não contribuem para o objetivo e posicionamento na direção proposta.

 

O adequado planejamento de comunicação interna é a melhor forma de melhorar o posicionamento do escritório e contribuir para o seu crescimento e sucesso. Quanto mais claramente definido for o plano de comunicação mais fácil será avaliar o seu resultado. Pois como vimos, a comunicação assertiva é ferramenta eficaz como fator estratégico de sucesso no seu escritório de advocacia.

 

 

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