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September 2, 2019

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Quais são as principais formas de conquistar novos clientes na advocacia?

Não existe uma forma específica de conquistar novos clientes na advocacia, o que existe são conjuntos de ações e ferramentas que levam o cliente a se aproximar do profissional ao ponto de criar uma empatia mínima e suficiente para convencer novos clientes a confiarem as suas causas em um profissional em detrimento de outro.

 

Os clientes podem ser conquistados desde uma simples troca de cartões em uma reunião de pais na escola dos seus filhos, passando por apresentação de cursos e palestras para o seu público alvo e chegar a utilizar técnicas avançadas de marketing Subliminar para convencimento de que é a melhor escolha para seu cliente.

 

Sendo que qualquer técnica de marketing, deve ser previamente analisada para coincidir o perfil do escritório com o do cliente almejado, ter conteúdo necessário para informar os possíveis clientes e ao mesmo tempo transmitir a segurança necessária para estimular os ouvintes a confiarem suas causas neste profissional e tao importante quanto as outras, o advogado deve se portar de acordo com os valores propostos pelo escritório.

 

Hoje o mercado utiliza vários meios e ferramentas de marketing para atrair clientes, os mais utilizados são: sites, materiais gráficos, telefone, e-mail, whatsApp, youtube, facebook, linkedin, twiter, instagram, blog, artigos, livros, docência, cursos, palestras, eventos direcionados, parcerias, associações, conselho de classe, entidades, network, marketing subliminar, roteiro de apresentação dentre outras.

 

Todas as ferramentas citadas anteriormente são importantes e desempenham um diferencial para se destacar dos que não fazem coisa alguma. Podemos afirmar que as ferramentas mais utilizadas são as digitais, o que pode trazer grandes benefícios, como facilidade, agilidade e aparência de ser mais barata que as demais, entretanto, não criam a empatia e confiança necessária com alguns clientes.

 

Uma das ferramentas que mais gosto de sugerir aos advogados para captação de novos clientes são as apresentações em eventos, pois além de consolidar o nome e o posicionamento junto ao público alvo, cria uma espécie de rede extremamente favorável para conquistas de novos clientes.

 

De modo geral, os eventos são tidos como caros, difíceis de atrair público, e uma exclusividade dos advogados antigos na carreira; além do que, advogados mais novos fazem a seguinte pergunta “Não sou conhecido nem popular, quem me chamaria para ministrar algum evento? ” Contudo estas premissas estão defasadas e não refletem a realidade.

 

É inegável que para estes eventos, o advogado deve ter profundo conhecimento e segurança em algum tema específico do seu trabalho, o que não se caracteriza como uma exclusividade dos mais velhos na carreira, quanto aos custos envolvidos, podem ser muito menores do que se imagina, com a utilização de apoios e patrocínios os eventos podem acontecer de forma gratuita ou até mesmo gerar receita para o escritório. Da mesma monta, o público pode ser atraído pelo evento através do tema de extrema relevância para o segmento, com parcerias com associações, instituições, conselhos de classe grupos empresariais do mesmo nicho de mercado.

 

Por certo, a concorrência é muito grande e se faz necessária uma ação bem planejada de marketing para se destacar no mercado, todavia, nada adianta uma boa comunicação se as suas atitudes não condizem com o que está informando ou ainda, gastar rios de dinheiro com uma comunicação indiscriminada, sem planejamento, metas e objetivos bem definidos, segmentação no público alvo e a mensuração dos resultados, pois pode repelir o cliente com perfil desejado ao invés de conquista-lo.

 

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